Cabo par trançado

 1) Quais fatores estimulam a utilização de cabos par trançado em grande escala.

  • Baixo custo;
  • Segurança;
  • Fácil implementação;
  • Facilidade de manutenção;
  • Velocidade de tráfego satisfatória;

2) Qual a diferença entre um cabo UTP e STP.

STP fornece resistência à interferência eletromagnética e à interferência de frequência de rádio sem aumento significativo do peso ou do tamanho do cabo.

UTP: Blindagem global e sem blindagem individual o mais comum entre os blindados. 

3) Qual a razão do entrelaçamento dos fios num cabo par trançado.

O cabo de par-trançado é o foco deste artigo, por isso vamos nos aprofundar sobre o seu funcionamento e sobre como montar o seu próprio cabo de rede possuindo as ferramentas necessárias.

4) Qual seria o tipo de cabo adequado para uma fábrica com motores barulhentos.

Os cabos STP caracterizam-se por revestir os fios com uma malha blindada que ajuda a diminuir interferências eletromagnéticas, ideais para ambientes onde existam muitos ruídos.

5) Qual a diferença entre cabos pino-a-pino e cross-over.

Uma conexão pino-a-pino é aquela onde são utilizadas as mesmas combinações de cores nas duas extremidades dos cabos, que é a mais comum, usada para conectar computadores a um HUB ou SWITCH

 Em uma conexão cross-over existe uma inversão das cores, usada para conectar diretamente dois computadores ou um computado

6) Qual a diferença entre os Padrões T568A e T568B e a que se destinam.

A diferença entre elas são as cores .





7) As diferentes categorias de fios para cabo par trançado estão relacionadas a quê.



8) O que é crimpagem.

É o ato de juntar dois pedaços de metal ou outro material, como por exemplo plástico, através da deformação de um ou ambos para segurar o outro. É o ato de fixar um terminal elétrico a um cabo ou fio, utilizando alicate ou prensa cabos.

9) Quais cuidados devem ser tomados ao montar um cabo par trançado.

São suscetíveis a interferência de radiofrequência (RFI) e interferência eletromagnética (EMI), como os do microondas, e são mais propensos a interferências e ruídos eletrônicos do que outras formas de cabo. Por esse motivo, eles devem ser mantidos fora da faixa de ondas de motores elétricos e iluminação fluorescente. Além disso, a distância entre os pulsos de sinal é menor com um cabo UTP do que com cabos coaxiais e de fibra óptica, o que o torna menos capaz de transmitir o sinal por uma longa distância na rede.

10) Indica a velocidade de transmissão dos cabos CAT 5, CAT 5e, CAT 6, CAT 6E.

 CAT5e oferece desempenho significativamente superior sobre o velho padrão CAT5, incluindo velocidades mais rápidas em até 10 vezes e uma habilidade infinitamente superior de atravessar distâncias sem ser impactado por diafonia.
os cabos CAT6 são compatíveis com segmentos de Gigabit Ethernet de até 100 m, mas também permitem o uso em redes 10-Gigabit por uma distância limitada.

11) O que é a fibra ótica e qual a sua velocidade.
São filamentos transparentes capazes de refletir a luz por diversas vezes em seu interior. ... As fibras óticas são filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que são utilizadas como meio de propagação da luz.



Comentários

Mensagens populares deste blogue