Reparação de avarias no computador - parte 1

1.     Como efetuar cópias de segurança do disco



Utilize um dispositivo de armazenamento dedicado somente para cópias de segurança do Time Machine e não para armazenar outros arquivos .

Perder dados devido a problemas de computador ou falhas de disco pode ser desencorajador; faça backups regulares para proteger seus dados .

Você pode fazer streaming de arquivos de discos compartilhados, outros computadores e dispositivos USB com backup .

Mudar de discos locais para backups criptografados preserva e protege seus dados .
É importante aprender como restaurar arquivos a partir de backups e usar apenas backups para proteger contra perdas iminentes de dados .

Executar backups simultâneos em grupos de dados armazenados no mesmo conjunto de unidades de disco pode causar contenção de E / S e diminuir a velocidade da cópia de segurança .

Para cópias de segurança com o Time Machine , selecione um disco rígido externo, Time Capsule ou outra solução de armazenamento na lista e clique em Usar disco .

Pode fazer uma cópia de segurança da base de dados do DPM para um disco local com cópia de segurança de SQL Server nativa , independente do DPM .

2.     Como evitar o sobreaquecimento do computador

Verifique se as ventoinhas do seu computador estão funcionando adequadamente, mantendo o fluxo de ar para dentro e fora do gabinete.

Limpe regularmente o interior do gabinete do seu computador para remover a poeira acumulada e os detritos que possam obstruir as ventoinhas e dissipadores de calor.

Tente manter o computador em um local bem ventilado e fresco, longe do sol direto e de outras fontes de calor.

Evite usar o computador em ambientes quentes ou abafados, pois isso pode aumentar a temperatura interna do computador.

Ao executar tarefas que exigem bastante energia do processador, tente não executar outras tarefas simultaneamente, pois isso pode aumentar a carga do sistema e fazer com que ele aqueça ainda mais.

Verifique se o cooler do processador está funcionando corretamente e se o sistema de refrigeração está bem ajustado para o seu tipo de processador e gabinete.

Considere adicionar ventoinhas extras ou um cooler de vento para ajudar a manter a temperatura do sistema baixa. 8 . Use um aplicativo de monitoramento de temperatura para monitorar a temperatura do seu sistema e detectar possíveis problemas de sobreaquecimento antes que eles ocorram.

Ao seguir essas dicas, você pode evitar que seu computador superaqueça e minimize a possibilidade de danos ao sistema e perda de dados . Lembre-se de que o sobreaquecimento pode prejudicar o desempenho do seu computador e causar problemas de estabilidade, além de encurtar a vida útil de componentes importantes como a CPU e o disco rígido.

3.     Identificar componentes incompatíveis num computador


Verifique as especificações do seu computador, como placa-mãe, processador e memória RAM, e certifique-se de que todas as peças sejam compatíveis entre si.

Verifique se todas as peças do seu computador são compatíveis com o sistema operacional que você está utilizando. Por exemplo, algumas peças podem não ser compatíveis com versões mais recentes do Windows ou do MacOS.

Pesquise as informações técnicas de cada componente e compare-as. Isso pode ajudá-lo a identificar possíveis incompatibilidades, como problemas com interface (PCI ou PCIe) ou capacidade de processamento.

Se tiver adicionado recentemente um componente ao seu computador e estiver enfrentando problemas, tente remover o componente e verificar se o problema persiste. Se o problema desaparecer depois que o componente for removido, é possível que ele seja incompatível com outras peças do sistema.

Em caso de dúvida, consulte o manual do usuário do seu computador ou peça ajuda a um profissional capacitado para identificar possíveis incompatibilidades.
Lembre-se de que a utilização de componentes



4.     Corrigir o erro "Hard Drive Failure"

Verifique o SMART (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology) do seu disco rígido para ver se há alguma indicação de problemas com o disco rígido. Se o seu disco rígido estiver com problemas, pode ser necessário substituí-lo.

Execute um diagnóstico de disco rígido para verificar se há erros físicos ou problemas de software no disco rígido. Alguns fabricantes de discos rígidos oferecem software para diagnóstico de disco rígido em seus sites.

Tente reparar o sistema de arquivos do disco rígido usando o CHKDSK no Windows ou o fsck no MacOS. Isso pode corrigir problemas de setores defeituosos, tabelas de arquivos corrompidas ou outras questões relacionadas ao sistema de arquivos.

Se você tiver um backup do seu disco rígido, poderá tentar restaurar o backup para recuperar dados. Se você não tiver um backup, pode precisar usar um software de recuperação de dados para tentar recuperar seus arquivos.

Em casos extremos, pode ser necessário substituir o disco rígido por um novo e reinstalar o sistema operacional do zero. Certifique-se de fazer backup de seus dados importantes antes de fazer isso.



5.     O monitor apresenta o menu da BIOS, mas não arranca.

Desconecte todos os dispositivos externos do computador, como impressoras, scanners, câmeras, etc. e tente ligar o computador novamente. Às vezes, conflitos com esses dispositivos podem impedir o computador de inicializar corretamente.

Se você tiver mais de um slot de memória RAM em seu computador, tente remover um dos módulos e ligue o computador novamente. Se o problema persistir, experimente remover o outro módulo e substituí-lo pelo primeiro.

Se possível, tente inicializar o computador a partir de um dispositivo externo, como um pendrive de inicialização. Se o computador reconhecer o dispositivo e inicializar corretamente, isso pode indicar problemas com o sistema operacional no disco rígido.

6.     Os discos SATA não são reconhecidos

Verifique se os cabos SATA estão conectados corretamente. Certifique-se de que eles estejam firmemente conectados tanto na placa-mãe quanto no disco rígido.

Verifique se o disco rígido está configurado corretamente na BIOS do computador. Certifique-se de que a configuração do disco rígido esteja definida corretamente para a interface SATA e verifique se ele está configurado corretamente na ordem de inicialização.

Atualize os drivers SATA e BIOS do computador para a versão mais recente disponível no site do fabricante.

Se o disco rígido estiver com defeito, ele pode precisar ser substituído por um novo disco.



7.     Quando se liga à corrente, o PC arranca até à deteção da drive de disquetes e para.

Verifique se há um disco de disquete inserido na unidade de disquete e remova-o. Às vezes, um disco de disquete danificado ou sujo pode impedir a inicialização do sistema.


Verifique se a unidade de disquete está conectada corretamente à placa-mãe do computador. Certifique-se de que os cabos da unidade de disquete estejam firmemente conectados tanto na unidade quanto na placa-mãe.


Verifique se a unidade de disquete está configurada corretamente na BIOS do computador. Certifique-se de que a ordem de inicialização esteja configurada corretamente para que a unidade de disquete não seja priorizada na inicialização.


Se possível, tente desconectar a unidade de disquete do sistema e veja se isso permite que o sistema seja inicializado normalmente. Isso pode indicar um problema com a própria unidade de disquete.

8.     O computador arranca normalmente, mas subitamente desliga.


Verifique se a unidade de disquete está conectada corretamente na motherboard do PC. Certifique-se de que os cabos da unidade de disquete estejam firmemente conectados tanto na unidade quanto na placa-mãe.

Verifique se a unidade de disquete está configurada corretamente na BIOS do computador. Certifique-se de que a ordem de inicialização esteja configurada corretamente para que a unidade de disquete não seja priorizada na inicialização.

Se possível, tente desconectar a unidade de disquete do sistema e veja se isso permite que o sistema seja inicializado normalmente. Isso pode indicar um problema com a própria unidade de disquete.

Tente limpar o CMOS da sua motherboard. Para isso, deve encontrar o jumper CMOS Clear na placa mãe, situado perto da bateria, e retirar o jumper (ou mudá-lo para uma posição diferente, dependendo das instruções na placa mãe) durante alguns segundos e colocá-lo novamente na posição original. Isso pode redefinir as configurações da BIOS do seu computador e permitir que ele arranque normalmente.

Se nada acima funcionar, pode ser necessário experimentar uma nova placa-mãe ou outros componentes do hardware.

9.     O computador parece arrancar normalmente, mas monitor permanece preto.

Verifique se o monitor está conectado corretamente ao PC e está funcionando corretamente. Certifique-se de que os cabos estejam firmemente conectados tanto no monitor quanto no PC.

Verifique se o cabo de vídeo está conectado corretamente na placa de vídeo do PC ou na saída de vídeo integrada da placa-mãe. Certifique-se de que o cabo esteja firmemente conectado na placa de vídeo ou na saída de vídeo.

Certifique-se de que a placa de vídeo do seu PC esteja instalada e conectada corretamente. Se você tiver uma placa de vídeo dedicada, tente removê-la e usar a placa de vídeo integrada para ver se isso resolve o problema.

Tente reiniciar o seu PC em "modo de segurança" para ver se o problema é causado por algum software ou driver. Para entrar no modo de segurança, pressione a tecla F8 várias vezes durante o arranque.

Se nada disso funcionar, pode ser necessário experimentar uma nova placa de vídeo, monitor ou outros componentes do hardware.

10.  Quando se pressiona o botão ligar, nada acontece.

Verifique se a fonte de alimentação do PC está ligada corretamente e está funcionando corretamente. Certifique-se de que os cabos estejam firmemente conectados tanto na fonte quanto na placa-mãe.

Verifique se o cabo de alimentação está ligado corretamente ao PC e à tomada elétrica.

Tente trocar o cabo de alimentação por um novo para ver se isso resolve o problema.

Certifique-se de que o botão de energia esteja funcionando corretamente. Verifique se o cabo está firmemente conectado na placa-mãe e se não há poeira ou detritos acumulados no botão.

Tente reiniciar o seu PC em "modo de segurança" para ver se o problema é causado por algum software ou driver. Para entrar no modo de segurança, pressione a tecla F8 várias vezes durante o arranque.

Se nada disso funcionar, pode ser necessário experimentar com componentes do hardware ou testar a placa-mãe e outras peças para determinar se há algum problema.

11.  Sistema recusa arrancar a partir de uma drive USB.


Verifique se a unidade USB está corretamente formatada com os arquivos necessários para fazer o arranque. Certifique-se também de que a unidade esteja em boas condições e não tenha sido danificada.

Verifique se a unidade USB está configurada corretamente na BIOS do seu computador. Verifique se o seu sistema tem a opção de arranque a partir de uma unidade USB. Em seguida, certifique-se de que a unidade USB é configurada como a primeira opção de arranque.

Tente ligar a unidade USB em uma porta USB diferente do seu computador . Pode haver problemas com uma porta USB específica.

Tente usar um software de criação de disco de arranque diferente para criar a unidade USB de arranque. Existem muitos programas disponíveis gratuitamente na internet que podem ajudá-lo a criar uma unidade USB bootável.

Tente usar outra unidade USB para determinar se a unidade USB que você está atualmente usando está danificada.

12.  Mensagem "Out of scan range" é apresentado no monitor.

Verifique se o cabo do monitor está conectado corretamente na placa de vídeo do PC.

Certifique-se de que a resolução do monitor esteja configurada corretamente e compatível com a placa de vídeo.

Experimente alterar a resolução do monitor para uma configuração mais baixa para ver se isso resolve o problema.

Se possível, tente conectar o monitor a outro PC para verificar se o problema está no monitor ou no computador.

Atualize o driver da placa de vídeo para sua versão mais recente. Existem muitos recursos online disponíveis para ajudá-lo a fazer isso automaticamente.

13.  O texto está muito grande ou muito pequeno

Verifique se as configurações de visualização do seu dispositivo estão corretas. Você pode ajustar a escala do texto ou a resolução da tela acessando as configurações de display do sistema operacional e alterando as opções correspondentes.

Verifique se o navegador da web que você está usando está ajustado corretamente para exibir o tamanho de fonte apropriado. Na maioria dos navegadores, você pode fazer isso selecionando o menu "Exibir" e ajustando as configurações de tamanho de fonte.

Se o texto parecer muito grande ou pequeno em um aplicativo específico, verifique se há uma opção no aplicativo para alterar as configurações de exibição do texto. Se possível, tente verificar a documentação do aplicativo ou pesquisar na Internet por orientações específicas.

14.  O monitor apresenta pates da imagem a preto, branco ou outra cor.

Tente reiniciar o monitor e o computador. Isso pode ajudar a limpar qualquer possível problema temporário.

Certifique-se de que o cabo de conexão ao monitor esteja conectado corretamente e em boas condições.

Verifique se a resolução da tela ou a taxa de atualização estão corretamente configuradas. Essas opções podem ser ajustadas nas configurações do sistema operacional ou na configuração do driver da GPU.

Se possível, conecte o monitor a outro computador para ver se o problema persiste. Isso pode ajudá-lo a determinar se o problema está no monitor ou no computador.

15.  Problemas com os monitores CRT

Verifique se há botões de controle de brilho, temperatura e outros recursos no monitor. Ajuste-os e veja se isso ajuda a melhorar a exibição da imagem.

Tente substituir o cabo de conexão do monitor por um novo para garantir que o cabo não seja responsável pelo problema.


Se o problema persistir, tente recalibrar ou reajustar o monitor por meio das configurações de controle. Na maioria dos monitores, esse recurso deve estar disponível no menu de configurações do monitor.

Se o problema for causado por partes do monitor estarem defeituosas, pode ser necessário levar o dispositivo a um técnico especializado em reparos em monitores CRT.

16.  O monitor não apresenta imagem.


Verifique se o cabo de conexão entre o monitor e o computador está conectado corretamente e não está danificado. Tente desligar e reconectar o cabo para garantir que esteja firmemente conectado.

Se o monitor tiver botões de controle, verifique se as configurações corretas estão selecionadas. Tente ajustar as configurações de brilho, contraste, nitidez e temperatura de cor para ver se isso melhora a exibição da imagem.

Certifique-se de que a resolução de tela correta esteja selecionada nas configurações de vídeo do sistema operacional.

Se o monitor não estiver recebendo alimentação, verifique se o cabo de alimentação está conectado corretamente e se o dispositivo tem energia suficiente.

Verifique se há problemas com a placa de vídeo ou a memória de vídeo do computador. Verifique se os drivers mais recentes estão instalados e se a placa de vídeo está funcionando corretamente.

17.  O monitor treme, faz um barulho elétrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor a queimado.

Desligue imediatamente o monitor e desconecte-o da tomada.

Aguarde alguns minutos para que o componente possa esfriar.

Verifique se o cabo de alimentação do monitor está conectado corretamente e não está danificado.

Se o problema persistir, pode ser necessário levar o dispositivo a um técnico especializado em consertos de monitores. Não tente abrir o monitor ou realizar reparos por conta própria, já que isso pode ser perigoso e causar danos ainda maiores.

18.  A imagem treme.

Verifique se a fonte de alimentação do monitor está funcionando corretamente e se o cabo de alimentação está conectado corretamente.

Verifique se há dispositivos eletromagnéticos próximos ao monitor, como alto-falantes, telefones celulares, micro-ondas, etc. Tente mover esses dispositivos para longe do monitor para reduzir a interferência.

Verifique a taxa de atualização da tela nas configurações do sistema operacional. Configure a taxa de atualização da tela para um valor compatível com a capacidade do monitor.

Se você estiver usando um cabo VGA, tente mudar para um cabo DVI ou HDMI para melhor qualidade de imagem.

É possível que haja um problema com a placa gráfica do computador. Verifique se os drivers da placa gráfica estão atualizados e tente reinstalá-los.

19.  Problemas com os monitores LCD. 


Pixels presos: são pixels que não mudam de cor, mesmo quando são solicitados.

Problemas de imagem: a imagem pode ficar distorcida, fraca, granulada ou fora de foco.

Problemas de iluminação: a luz de fundo pode falhar, tornando a imagem muito escura, ou pode produzir manchas de luz visíveis na tela.

Problemas de ruído na imagem: a imagem pode tremer ou aparecer com interferência.

Problemas de desligamento: o monitor pode desligar de repente ou ter problemas para ligar.

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